Cafayate, Norte da Argentina

Cafayate
Cafayate

Cafayate é a cidade base para os turistas que curtem visitar vinícolas, sendo que há muitas no centro e no entorno da cidade. Destaque para os vinhos de alta altitude. Nossa ideia era visitar somente uma, pois já fizemos algumas visitas guiadas em vinícolas. Desde nosso primeiro dia em Salta, o marido já vinha provando alguns vinhos da região e gostou muito! 

Na praça, centro de Cafayate há muitos bares, restaurantes, venda de artesanatos, alguns hotéis e é bem animado. 


Importante: leve pesos, tudo é bem mais barato pagando em dinheiro ("efetivo"), inclusive, alguns lugares só aceitam dinheiro. Uma curiosidade: em Salta o câmbio paralelo é feito na praça por vários cambistas, em Cafayate é na farmácia!


O desejo de ir a Cafayate, não foi só pelos vinhos e sim para conhecer a maravilhosa Ruta Nacional 68 que atravessa o Parque Nacional Quebrada de Las Conchas. O caminho vale tanto quanto o destino.


O que é  Quebrada? São vales rodeados por formações rochosas ocorridas há milhões de anos.


Como chegar a Cafayate

Alugamos um carro em Salta pela Fit Car Rental, uma ótima empresa: fomos bem atendidos e o carro (Renault Logan) foi muito bom. Tínhamos o receio de ter dificuldade de abastecimento de combustível devido à crise que estava ocorrendo por lá, mas tudo correu super bem e não tivemos problema.

Pela ótima Ruta Nacional 68 seguimos de carro por aproximadamente 200 km até Cafayate com algumas paradas.

Caso não goste de dirigir, você pode contratar um tour, um remis em Salta para ir a Cafayate. Vale a pena fazer paradas e conhecer as belezas do caminho.

Paradas na Ruta Nacional 68 - Salta

Garganta del Diablo

Formação rochosa como uma fenda aberta.


Garganta del Diablo
Garganta del Diablo


El Anfiteatro

Grande abertura na formação rochosa, resultado do contato da água nas pedras por milhões de anos que formou este palco acústico. Amamos este lugar! Na ocasião da nossa visita havia um cantor se apresentando, conversamos e ele é fã de cantores e compositores brasileiros.


El Anfiteatro
El Anfiteatro


Las Tres Cruces

Um mirante que proporciona uma linda vista do vale.


Las Tres Cruces
Las Tres Cruces


Restaurante Milla 7

Uma parada especial, delícia de restaurante, pratos especiais e você é atendido pela proprietária. E tem mais: eles produzem vinhos e você tem uma bela vista dos vinhedos. Amamos!


Restaurante Milla 7
Restaurante Milla 7


Na Ruta Nacional 68, você encontrará muitos outros lugares para conhecer.


Um pouco de história, afinal viagens rendem muitas histórias.
Estamos acostumados com nosso carro que desliga os faróis automaticamente. Ficamos uma hora no restaurante e não percebemos que os faróis tinham ficado acesos. Assim, quando ligamos o carro, bateria estava arreada 😕. E agora? No meio do nada, sem sinal de internet. Marido respirou fundo, e voltou ao restaurante. Conversou com a proprietária, mas um argentino que estava fazendo degustação de vinho, se ofereceu para ajudar. Anjos existem e ele nos acompanham 🙏 
Ele tinha um carregador de bateria no carro, na caixa ainda, novinho, ele nunca tinha usado e nem sabia direito como usar. Após algumas tentativas para entender o funcionamento do carregador, deu certo, o carro pegou, ufa! Seguimos tranquilamente até Cafayate. 


Onde ficar hospedado em Cafayate

Há muitas ofertas, desde mais simples até hospedagens mais sofisticadas e nas vinícolas. Chegamos na cidade sem reserva de hospedagem, mas conseguimos boa negociação pagando com dinheiro. Algumas vantagens de viajar fora da temporada. 

Nós ficamos no  Hotel Astúrias Cafayate que gostamos muito. Ótimo atendimento, quarto grande com cama enorme, limpo, localização central, estacionamento gratuito e o melhor café da manhã de toda viagem pela Argentina. 


Hotel Astúrias Cafayate
Hotel Astúrias Cafayate



Passeios que fizemos em Cafayate

Degustação de vinho na cidade de Cafayate

É possível fazer degustação de alguns vinhos na cidade. O Rê fez degustação na Vino Stutz, vinhos orgânicos.


Vino Stutz
Vino Stutz



Visitamos Bodega Nanni

Nós apenas visitamos. No jardim, além da degustação, também há um restaurante que ainda não estava aberto. Resolvemos seguir nosso passeio sem fazer degustação.


Bodega Nani
Bodega Nani


Visita à  Cidade Sagrada de Quilmes

Não estava em nosso roteiro visitar a Cidade Sagrada de Quilmes, um dos principais sítios arqueológico da Argentina. Conhecemos na Ruta Nacional 68 um casal argentino que deu esta interessante dica.

Cidade Sagrada de Quilmes


A Cidade Sagrada de Quilmes fica 50 km de Cafayate na Província de Tucumán. Seguimos pela Ruta Nacional 40 onde há indicação.


Cidade Sagrada de Quilmes
Cidade Sagrada de Quilmes
A Cidade Sagrada
Antes de visitar as ruínas da Cidade Sagrada passamos pelo Centro de Interpretação que mostra como viviam os Quilmes: seus artefatos, costumes, sociedade, conhecimentos... Um dos pontos que chamou minha atenção foi a importância da família na sociedade, o respeito e admiração pelos idosos. 

Assistimos um vídeo com atuação dos descendentes dos Quilmes que emociona por ver representado como foram dominados pelos Incas, com quem compartilharam cultura, religião e tecnologia, e depois pelos espanhóis que destruíram a civilização. O vídeo encerra mostrando seus descendentes que  mantém o legado de seus ancestrais. 

Apesar do relevo pouco acidentado, por estar em um vale na base de uma serra, as ruínas remetem muito a Machu Pichu! Vale muito a pena conhecer!


Almoço na Bodega Tukma

Estávamos na Ruta 40, voltando das Ruínas de Quilmes e paramos para almoçar no restaurante do Altalaluna Hotel Boutique que fica na sede da Bodega Tukma. Foi uma grata surpresa. 



Bodega Tukma
Bodega Tukma


Almoço delicioso debaixo de frondosas árvores e ótimo vinho. Era essa experiência que queríamos.


Bodega Tukma

Em nosso último dia em Cafayate, saímos cedo com destino a Cachi.


Na Província de Salta a tolerância é zero para o álcool. Na Ruta Nacional 68 fomos parado tanto na ida como na volta, o Rê fez teste do bafômetro e passou com louvor!




Nenhum comentário