Cachi, Norte da Argentina

Praça 9 de Julho
Plaza 9 de Julio

Adoramos conhecer a charmosa e pequena Cachi na província de Salta, que foi fundada pelos espanhóis no século XVI. Uma delícia caminhar com calma por suas ruas de pedras e observar sua arquitetura colonial.

Como chegar a Cachi

Na Ruta Nacional 68 que liga Salta a Cafayate está a cidade El Carril, daí você pega a Ruta Provincial 33. No início a ruta é arborizada, você seguirá subindo até chegar nos 15 km de rípio (estrada de chão batido) que serpenteia a serra conhecida como Cuesta del Obispo onde atinge 3.457 metros de altitude.

Há alguns mirantes para você parar e contemplar tanta beleza. Depois você passará pela Recta del Tin Tin que corta o Parque Nacional Los Cardones 🌵. O caminho para Cachi é lindo, não tenha pressa.

Paradas na Ruta Provincial 33 - Salta

São várias paradas, fizemos poucas na ida e a ideia era parar na volta (o dia estava lindo), tivemos um imprevisto 😕, relatado abaixo.

Cuesta del Obispo

Caminho que serpenteia a serra. Dizem que o nome Cuesta del Obispo foi dado porque  o bispo de Tucumán, viajou de Salta para Cachi em 1.622 e descansou aí.

Recta del Tin Tin

Um retão lindo de 15 km que corta o Parque Nacional de Los Cardones 🌵 .

Parque Nacional Los Cardones

O parque tem mais de 64 mil hectares de cardones 🌵 com 250 e 300 anos. Vimos também guanacos pastando livremente. Muito bonito!

Piedra del Molino e Capilla San Rafael

Ponto mais alto com 3.457 metros de altitude.

Mirador de la Ventanita de los Valles Calchaquies

Onde ficar hospedado em Cachi

Chegamos a Cachi em uma sexta-feira, à tarde, e a pequena cidade estava bem movimentada. Muitas pessoas fazem bate e volta de Salta. Estacionamos o carro, vimos uma pousada, entramos, conhecemos e por lá ficamos Hosteria  Don Arturo. Hospedagem simples, limpa, simpático atendimento, WI-FI e modesto café da manhã. Foi ótimo!

Hosteria Don Arturo

Pelas ruas de Cachi

Igreja San Jose de Cachi

Igreja simples, construída em adobe e o teto de madeira de cactos. (século XVIII -1.796)

Plaza 9 de Julio

Praça bonita e bem-cuidada. Frequentada por adultos e crianças.

Cachi é conhecida por produzir temperos. Lá compramos páprica (pimentão em pó) picante e doce.

Pelas ruas de Cachi

Bodegas em Cachi

Há algumas, mas não visitamos.
Essa é a Nueve Cumbres que fica bem próximo ao centro.

Bodega Nueve Cumbres

Cemitério e Mirador Norte

O cemitério fica no alto com uma bela vista do povoado.
Há uma construção bonita em arco branco no cemitério, fomos até lá pela construção, não sabíamos que era o cemitério. Valeu a pena.

Museu Arqueológico Pío Pablo Diaz

Criado em 1.969 e é um dos mais importantes museus dedicados a arqueologia do noroeste argentino.

Onde comer em Cachi

Gostamos muito do restaurante Mi Favorita, almoçamos e jantamos lá. Bons pratos e simpático atendimento.

Restaurante Mi Favorita

Um pouco de história, afinal viagens rendem muitas histórias.

No retorno de Cachi, quando já tínhamos rodado aproximadamente 80 km, perguntei para o marido: Você pegou o dinheiro? Ele ficou sério e disse: Não acredito, esqueci!

Para não ficarmos andando com muito dinheiro em mãos (devido a desvalorização da moeda são muitas notas de pesos argentinos), marido achou melhor deixar escondido no quarto.

Voltamos para Cachi e rezamos para encontrarmos o 💰. Estava lá, uffa!!!😀

Com isso, atrasamos 2 horas na entrega do carro em Salta, não fizemos mais nenhuma parada na RN 33 e nem almoçamos. Nos contentamos com empanadas que compramos no caminho, que por sinal estavam deliciosas.

Cachi nos encantou e  adoramos ter passado uma noite lá. Queremos voltar e ficar mais tempo até para fazer alguma caminhada.