Salta, um destino incrível da Argentina!

Centro de Salta
Centro de Salta

Salta é capital da Província de Salta, conhecida como "La Linda". Uma cidade cheia de vida, segura, com pessoas gentis, museus, gastronomia... Foi fundada em 1582 com arquitetura colonial espanhola e herança andina.

Um pouco de história, afinal viagens rendem muitas histórias.

Quando planejamos a viagem para Salta, decidimos alugar um carro, pois as atrações e locais que gostaríamos de conhecer são distantes, e assim fizemos uns 3 meses antes da viagem. Na semana do nosso embarque, a Argentina entrou em uma crise de abastecimento de combustível e com isso cancelamos a locação do auto sob o risco de não termos como reabastecer. Ao chegar a Salta ainda havia o problema do abastecimento, mas os ônibus estavam circulando. Aí surgiu a ideia de irmos para Jujuy, província vizinha, de ônibus e foi maravilhoso. Veja como foi nossa viagem para Purmamarca.

Ficamos em contato com a locadora Fit Car Rental e a situação do abastecimento melhorou, assim quando retornamos a Salta, alugamos um carro e partimos para Cafayate. 


Como chegar a Salta

Até o momento, há voo semanal direto de São Paulo, operado pela Aerolíneas Argentinas. Decola de Guarulhos aos sábados e retorna de Salta aos domingos. Um voo de aproximadamente 3h30, uma maravilha para quem quer conhecer o Norte da Argentina. Também há a opção de ir via Buenos Aires e assim ficar alguns dias na capital argentina. 

Encontramos muitos brasileiros viajando de carro e principalmente de moto com destino ao Deserto do Atacama e o Norte da Argentina é o caminho. Com certeza uma bela road trip.

Do aeroporto de Salta para cidade

Foi tranquilo conseguir um táxi no Aeroporto de Salta. Custou- ARS 3.000 e pagamos com o cartão de conta internacional.

Celular na Argentina

Temos o plano da Vivo Travel que funcionou perfeitamente por onde passamos, com isso não precisamos comprar chip.

Onde ficar hospedado em Salta

Como estaríamos de carro, pelo Airbnb alugamos um apartamento com garagem. Apartamento simples, bom e distante uns 15 minutos a pé do centro. Passamos uma noite, pois no dia seguinte fomos para Jujuy.


Apartamento em Salta
Apartamento em Salta


Quando retornamos para Salta, ficamos hospedados na Posada Las Farolas. Conhecemos essa pousada em nossas andanças por Salta e decidimos entrar. Fomos atendidos pelo simpático proprietário que é apaixonado pelo Brasil. É uma pequena pousada, simples, familiar, limpa, com ar condicionado, modesto café da manhã e ótima localização. Não costumamos gastar com hospedagens, este é o nosso estilo. 


Posada Las Farolas
Posada Las Farolas


Café da manhã nas hospedagens que ficamos nessa viagem foram simples, com exceção do hotel de Cafayate, mas em todos a medialuna (croissant) estava maravilhosa 😋


Posada Las Farolas
Posada Las Farolas



Onde fazer câmbio em Salta

O câmbio é feito no entorno da Praça 9 de Julho, na rua mesmo. Os cambistas (arbolitos) pagam mais por uma nota de 100 dólares do que para 2 notas de 50 dólares, fica a dica. O Real é bem-aceito também. 

O que conhecer em Salta

O Centro de Informações Turísticas é ótimo, fomos bem atendidos. 
Buenos Aires,93, perto da Praça 9 de Julho

Praça 9 de Julho

A Praça 9 de Julho é o coração da capital salteña, rodeada por belas construções históricas, museus, catedral, restaurantes, cafés, comércio e hotéis.

Seu nome é em homenagem a uma importante data do país, a Independência da Argentina, onde deixou de ser colônia espanhola em 9 de julho de 1816. 


Praça 9 de Julho
Praça 9 de Julho


Catedral Basílica de Salta

Bela catedral que em seu santuário abriga as imagens do Senhor e da Virgem do Milagre, padroeiros de Salta. Arquitetura barroca, obra dos arquitetos: Francisco Righetti e Fray Luis Gorgi. Declarada em 1941 Monumento Histórico Nacional.


Catedral Basílica de Salta
Catedral Basílica de Salta


Igreja São Francisco

Belíssima Basílica em estilo barroco, cores terracota e marfim. Sua construção iniciou em 1625, a fachada atual é de 1872. Declarada Monumento Histórico Nacional em 1941.

Igreja São Francisco
Igreja São Francisco


Fizemos uma visita guiada à Torre que é a maior da América Latina com 54 metros. Também visitamos o pátio do convento que é muito bonito.


Pátio Convento da Igreja de São Francisco
Pátio Convento da Igreja de São Francisco


Museu  de Arqueologia de Alta Montanha - MAAM


Museu de Arqueologia de Alta Montanha- MAAM
Na porta do Museu de Arqueologia de Alta Montanha- MAAM


Museu interessante onde estão as múmias de crianças em perfeito estado que foram encontradas no alto da montanha Llullaillaco em 1999. Os incas ofereciam crianças nos rituais sagrados. Esta descoberta permanece em perfeito estado de conservação devido ao sistema oferecido pelo museu que simula o ambiente seco de altitude onde elas foram encontradas. Não é permitido tirar foto dentro do museu.

terça a domingo - 11 às 18h30
Bartolomé Mitre,77


Museu de Antropologia Juan Martín Leguizamon


Museu de Antropologia Juan Martin Leguizamon
Museu de Antropologia Juan Martín Leguizamón


Com uma coleção de peças dos povos primitivos que habitaram a região e que foram encontradas em ruínas.
Não é um museu muito visitado. Gostamos de conhecer.

segunda a sexta - 8h às 19h / sábados e feriados - 10h às 18h / domingos -fechado
Ejercito del Norte y Polo Sur
gratuito


Cerro San Bernardo


Cerro San Bernardo
Cerro San Bernardo


Para você chegar ao mirante, onde terá uma bela vista da cidade, você poderá ir de teleférico (Avenida San Martín 4400), de carro ou a pé por uma trilha, na verdade por degraus.

Naturalmente, optamos pela trilha, demoramos cerca de 45 minutos. Esta trilha inicia ao lado do Museu de Antropologia na Ejercito del Norte y Polo Sur. Muitos moradores utilizam esta trilha para fazer exercício. Fomos no final da tarde e estava bem movimentada.

No alto há um bar ou lanchonete, mas nós não entramos. Também há um restaurante premiado El Baqueano, que é muito bonito.

Teleférico funciona todos os dias das 9 às 19h

Caminhar pelas ruas de Salta

Muito gostoso caminhar pelas ruas de Salta observar suas construções, seus cafés e bares movimentados.

Ruas de Salta
Pelas ruas de Salta


Pelas ruas de Salta
Pelas ruas de Salta



Onde comer em Salta

Patio San Francisco

Patio San Francisco
Patio San Francisco


Restaurante bonito, muito agradável, deliciosos pratos e simpático atendimento. Gostei muito do risoto de quinoa. Os vinhos de altitude também são facilmente encontrados nos restaurantes.

Aberto todos os dias - 9h à 1h
Córdoba, 33


El Charrua Restaurante e Parrilada

El Charrúa
El Charrúa


Amamos! Restaurante mais simples e familiar, lugar onde salteños costumam ir. Ótimos pratos!!! Milanesa ganhou nosso coração assim como a limonada com menta que foi uma maravilha para refrescar, estava muito quente.

Aberto todos os dias - 11h às15h30 / 19h30 à 1h
Caseros, 221


Doña Salta

Doña Salta
Doña Salta


Restaurante grande, bem movimentado e ótimo atendimento. Serve comida típica salteña e eu segui na milanesa.

Aberto todos os dias- 11h30 às 15h /20h às 0h
Córdoba, 46



Amamos conhecer Salta. Voltaremos com certeza!!!





Nenhum comentário