Delfim Moreira, lugar especial no Sul de Minas

Fazenda Verde Oliva

Delfim Moreira pequena cidade do Sul de Minas Gerais, localizada na Serra da Mantiqueira. Natureza belíssima e em especial suas maravilhosas cachoeiras. Ficamos encantados com a região e a simpatia dos seus moradores.

A cidade já foi muito conhecida pelo cultivo do marmelo e com isto muitas indústrias instalaram-se no município. Hoje a sede da prefeitura fica em uma antiga fábrica que foi da Cica, isto entre os anos de 1940 a 1970. Uma época em que os doces industrializados ofertados eram em lata. Alguém é desta época? Nós somos.

Partimos de São Paulo, foram aproximadamente 250 km por boas estradas. Delfim Moreira fica entre Piquete (SP) e Itajubá (MG). A serra que liga Piquete, pequena cidade de São Paulo a Delfim Moreira é linda demais!

Ficamos apenas 3 dias em Delfim Moreira e conhecemos poucos lugares, a maioria das estradas são de terra e com isso o deslocamento é demorado.

Lugares que visitamos em Delfim Moreira - MG

Fazenda Verde Oliva

Primeira fazenda no Brasil que produz Azeite de Oliva Extra Virgem Orgânico. Só visitamos a loja onde compramos alguns produtos. O azeite é maravilhoso, mas não é barato.
Para visitar a Fazenda Verde Oliva é preciso agendar.

📌Rodovia MG 350, 10 - próximo entrada de Delfim Moreira
aberto todos os dias 8h30 às 17h30

Túnel do Barreirinho

Túnel Barreirinho

Amamos conhecer o túnel que fica sob a antiga linha férrea por onde passa a Cachoeira do Túnel, muito diferente.

Cachoeira do Túnel

Não deixe de conhecer a parte de cima da cachoeira que é muito linda também.

📌 Estrada da antiga linha - Barreirinho
Do centro da cidade tem placas indicando como chegar à Cachoeira do Túnel. Chegamos usando waze.
Entrada gratuita.

Hotel Fazenda Boa Esperança

Ficamos impressionados com as belas cachoeiras. Lugar para passar o dia, caso você não esteja hospedado no hotel. Almoçamos no restaurante do complexo ao lado desta bela cachoeira, comida saborosa.

Fizemos uma trilha para conhecer outras cachoeiras na fazenda. Em um ponto há uma escada de ferro e, com cachorro, ficava difícil, então fiquei com Sully e o Rê seguiu até o alto da serra onde as cachoeiras de dois rios se encontram. Muito lindo e diferente!

Próximo ao estacionamento fica uma enorme cachoeira com redes e o restaurante. Dá para passar horas por ali.

📌 Rodovia 459 km 200 - Zona Rural - chegamos usando waze
Antes de ir entrar em contato (35) 99720-8559 ou pelo instagram @hotelfazenda.boaesperança

Centro de Delfim Moreira

É um pequeno centro com comércio e alguns casarões preservados e outros nem tanto.

Estação Ferroviária
Fica um pouco mais afastado do centro, foi inaugurada em 1927 e ligava Delfim Moreira à Itajubá. Está desativada há muitos anos. Hoje abriga exposições e eventos.

Bar do Boi
O bar mais antigo da cidade com móveis, geladeiras, balança, baleiro antigos e preservados, uma lindeza! O melhor foi ter conhecido Sr Antônio, proprietário do bar. Um papo gostoso e algumas histórias. E como gostamos desses encontros!!!

Cervejaria Kraemerfass
É um restaurante também, espaço bonito, construção estilo tirolês e simpático atendimento. Fomos conhecer  e o marido provou a boa cerveja.

Mantiqueira Empório e Queijaria
Para você fazer umas comprinhas: queijos, doces, geleias, cachaças e muito mais.

Na padaria do Supermercado Lorena compramos biscoitos de polvilho maravilhosos.

Mirante Cruzeiro do São Bernardo

Esta é a vista do mirante com altitude de 1800 metros. Vista da cidade e do Pico dos Marins.
Não sei se já estávamos cansados, mas não curtimos muito.

📌 Do Bairro São Bernardo são mais 2 km em estrada de terra
gratuito

Cachoeira dos Padres em Marmelópolis-MG

Estávamos hospedados no Bairro Rosário, distante 7 km do centro de Delfim Moreira. De lá seguimos por uma linda estrada de terra subindo e descendo montanhas até a Cachoeira dos Padres em Marmelópolis.

Cachoeira dos Padres

A Cachoeira dos Padres é  belíssima, para avistar a cachoeira  basta caminhar poucos metros.

No acesso à cachoeira há um restaurante que abre aos finais de semana e feriados e serve comida caseira bem saborosa. Comemos carne de porco conservada na banha e truta, criadas  em tanques apropriados próximo ao restaurante. Fomos atendidos por dona Regina, uma querida.

Cachoeira dos Padres Marmelópolis
Restaurante Cachoeira dos Padres

Lá também conhecemos o Ronaldo, um motociclista que partiu de Uberaba, onde mora, para participar da festa de aniversário de 100 anos de uma tia que reside em Lavras. Segundo ele, estava seguindo apenas pelas estradas de terra, sem GPS, apenas com as orientações dos moradores locais e pernoitando nas pousadas e hostels da região. Como bom mineiro nos contou muitos "causos" divertidos. Como Viagens por Aí nos proporciona tantas oportunidades de conhecer pessoas incríveis!

📌 Estrada Cachoeira dos Padres, há placas na estrada, são 9 km do centro de Marmelópolis por estrada de terra.
Restaurante funciona aos finais de semana e feriados.
Entrada R$ 3,00, se consumir algo no restaurante/bar não será cobrada esta taxa.

No retorno para Delfim Moreira, seguimos pela estrada de asfalto e passamos para conhecer o centro da pequena cidade de Marmelópolis, também localizada na Serra da Mantiqueira.

Marmelópolis
Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida

Hospedagem em Delfim Moreira

Como viajamos com nosso cachorro, preferimos ficar hospedados em casa. A Casa do Alto da Serra foi onde ficamos e gostamos muito. Uma casa com construção típica de roça: rústica, bonita, simples, com conforto e uma vista espetacular.

Fica 7 km do centro de Delfim Moreira com acesso por estrada de terra.

Casa Alto da Serra

A casa possui 2 quartos espaçosos com cama de casal, sendo uma suíte. O banheiro da suíte, no box tem 2 duchas com água quente, uma delícia.

A cozinha tem  fogão a lenha, um forno para pizza, uma belezinha. O proprietário preza por antiguidade, fogão e geladeira antigos que funcionam muito bem e que harmonizam com a atmosfera rural.

Na sala há uma lareira que não usamos, pois ficamos ao lado do fogão a lenha que esquentou bem a casa na noite fria.

Tivemos que administrar uma situação: os cachorros do vizinho que são criados soltos, adotaram a varanda e o gramado da casa como seus. Amamos cachorros, e estes, apesar de muito dóceis, nos causaram um certo incômodo, pois queriam ficar conosco o tempo todo. O Sully até que se deu bem com eles, mas chegou num ponto que até ele ficou incomodado. Conversamos com o proprietário que provavelmente colocará telas na cerca.
Atualização julho/2023. Ficamos felizes de saber que o proprietário adequou o espaço da cerca para controlar o acesso dos cães vizinhos. Com isto eles poderão compartilhar do espaço da propriedade conforme a conveniência e interesse de cada hóspede.

Onde comer em Delfim Moreira

Restaurante Recanto que fica no trevo da entrada da cidade. Por indicação da dona Elisa, proprietária do restaurante, experimentamos a truta que veio acompanhada de arroz, purê e salada. Tudo muito gostoso, inclusive o alecrim frito. Também experimentamos o ora-pro-nóbis cru que, com azeite, ficou muito bom. Ela disse que a região é uma das principais produtoras de trutas do Brasil.

Restaurante Recanto

Se você curte natureza, tranquilidade, bom papo... Delfim Moreira tem tudo isso e um pouco mais.
Esta foi mais uma viagem que fizemos com nosso cachorro.

Se você também curte viajar com seu cachorro, veja mais viagens que fizemos: