Caminho de São Pedro de Alcântara à Angelina - Santa Catarina

Pelo caminho até Angelina-SC
Foto: Lu Amália

 

Fizemos o caminho de São Pedro de Alcântara à Angelina em Santa Catarina, também conhecido por Caminhos da Fé. 


Foram 28 km debaixo de uma chuvinha fina subindo e descendo montanhas por uma estrada de terra e em alguns trechos margeada pelo Rio Maruim. No caminho flores, frutas, cachorros, vacas, cavalos, pássaros, bonitas construções históricas, capelas e um coração agradecido pela vida que nos oferece essas oportunidades. 


Rio Maruim - Santa Catarina
Rio Maruim


Lu e Everton, amigos catarinenses moradores de Floripa, que conhecemos no Caminho de Santiago em 2015, nos convidaram para esta jornada. Costumam fazer este percurso na quinta-feira santa, que é uma romaria até o Santuário de Nossa Senhora de Angelina.


Como chegar a São Pedro de Alcântara-SC

São Pedro de Alcântara está aproximadamente 32 km de Florianópolis. Nós fomos de carro e deixamos estacionado em frente à bela Paroquia São Pedro de Alcântara.
Para ir de ônibus de Florianópolis para São Pedro de Alcântara, consulte a Viação Santa Terezinha.

São Pedro de Alcântara-SC

Pequeno município de colonização alemã. A bela igreja Matriz construída em 1929, por ocasião do centenário da imigração alemã, merece ser visitada. Lamentamos que estava fechada quando passamos na ida e na volta da caminhada. Deve ser  por causa da pandemia.

Igreja Matriz de São Pedro de Alcântara-SC
Igreja Matriz São Pedro de Alcantara-SC


Iniciamos o trajeto pelo Caminho das Tropas (construído entre 1788/90) que é Patrimônio Histórico. A pavimentação é tipo pé de moleque, construída pelos escravos. Como estava chovendo todo cuidado foi pouco para não escorregar 😲.

Pelo Caminho -Santa Catarina
No Caminho


Casarão de Santa Filomena construído em 1920 foi residência de Germano e Filomena Kretzer, projeto do arquiteto alemão Oskar von Blumenstrit.

Construções históricas no caminho - Santa Catarina
Construções históricas no Caminho


Paramos para fazer um lanche. É preciso levar alimento e água, pois você encontrará somente um bar pra lá de modesto na metade do caminho.


Lanche no caminho - Santa Catarina
Lanche no Caminho



Carinho no caminho - Santa Catarina
Carinho no Caminho


Capelas no caminho - Santa Catarina
Todas capelas estavam fechadas 😔


Flores no Caminho - Santa Catarina
Flores no Caminho


A estrada de terra por onde passamos tem um certo movimento de carros, portanto é bom ficar atento. Do alto quando você avista a linda Angelina dá uma alegria enorme. Confesso que cansei, mesmo assim foi tranquilo. Estes longos caminhos trazem paz e faz um bem danado para o corpo e para alma.


Vista Angelina - Santa Catarina
Vista Angelina-SC


Da entrada da cidade percorremos mais uns 20 minutos até chegarmos no Convento das Irmãs Franciscanas de Angelina/SC, onde tem hospedagem e restaurante. Um lugar delicioso, bonito e aconchegante. Choveu demais, então não conseguimos passear e nem mesmo visitar a cidade que parece ser uma graça.


Convento das Irmãs Franciscanas de Angelina-SC
Chegada ao convento


Esse foi nosso quarto no convento: boa cama, ótimo banheiro, TV, frigobar, ar condicionado e tudo novo. Um luxo para peregrino 😄! Depois de um dia de caminhada debaixo de chuva e com as botas enlameadas é um presente chegar em  um quarto gostoso e limpinho.


Hospedagem no Convento das Irmãs Franciscanas - Angelina
Quarto no convento


No convento, jantamos no sábado quando chegamos e almoçamos no domingo.  Haviámos reservado o domingo para conhecer Angelina. Com a forte chuva, não deu para sair, só demos uma volta rápida no convento e ficamos encantados com os jardins e horta tão bem-cuidados. Devido à pandemia não teve missa. Descansamos e foi ótimo. Queremos voltar para conhecer Angelina.


Convento das Irmãs Franciscanas
Convento das Irmãs Franciscanas 

O retorno para São Pedro de Alcântara foi de táxi, uma viagem de aproximadamente uma hora pela sinuosa estrada que caminhamos. Aí tivemos a noção do sobe e desce que enfrentamos.

Antes de pegarmos a estrada, o taxista nos levou na porta do Santuário de Nossa Senhora de Angelina para pelo menos conhecermos por fora. Ao lado tem a gruta que também não visitamos.


Santuário Nossa Senhora de Angelina-SC
Santuário Nossa Senhora de Angelina

Gostamos muito de fazer esse caminho que teve o gostinho de pelo menos um dia de peregrinação. 

Caminhar sem pressa, cada um no seu ritmo, curtir a natureza, por vezes meditar, rezar, conversar com os amigos e sobretudo agradecer pela oportunidade de mais uma caminhada.

Gosta de caminhar? Dê uma olhada nos caminhos que fizemos no Brasil: Caminho da Fé,  Caminhos de Caravaggio e Caminho Brasileiro - Santiago de Compostela.



6 comentários

  1. Legal, parabéns, é facil achar o caminho até Angelina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você caminha pela única estrada de terra que liga São Pedro de Alcântara à Angelina.
      Abraços

      Excluir
  2. Oi, ótimo post, parabéns. Poderia explicar como conseguiu o táxi em angelina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conseguimos o táxi no convento que ficamos hospedados. Abraços

      Excluir
  3. Vcs não comentaram quanto tempo leva caminhando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do ritmo, nós levamos aproximadamente 8 horas. Abraços

      Excluir