DE BIKE PELA ROTA ENXAIMEL EM POMERODE

O que é a Rota Enxaimel?

Construção Enxaimel são casas construídas sem pregos, somente com encaixes e pinos de madeira.

Nesta Rota você encontra o maior acervo destas construções fora da Alemanha. O trajeto é em uma área rural e é tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico).

Em 2014 estivemos em Pomerode, mas não fizemos a Rota. Desta vez decidimos fazê-la de bike.

Alugamos as bikes na Dárien Bike Shop. As bicicletas são ótimas e o atendimento foi muito bom. Custo: R$ 40,00 por dia.

Da loja da Dárien passamos pelo Portal Sul, cruzamos a cidade, boa parte por ciclovia. Próximo ao Portal Norte há indicação para Rota Enxaimel.

Portal Sul

A Rota tem aproximadamente 16 km e boa parte em terra. Infelizmente o tempo mudou, choveu muito. Mesmo assim, seguimos e em alguns momentos tivemos que parar pela intensidade da chuva.

Pedalamos por lindas paisagens que imagino que devem ser mais belas em um dia ensolarado.

E as lindas construções enxaimel surgiram, algumas preservadas, outras nem tanto.

Quando estamos de férias, tudo é festa!😃

No retorno paramos na única lojinha que vende produtos típicos e conversamos com a simpática senhora.

Na Rota não há restaurante, somente esta lojinha e um mercadinho.

Há muito tempo que não pedalávamos e  o banco duro da bike incomodou, principalmente pelas ruas de paralelepípedos da cidade. Ficamos encharcados, o retorno foi cansativo, estamos fora de forma.

A região é bonita e vale a pena conhecê-la seja de bike ou de carro.

Veja também como foram os 3 dias no Vale Europeu Catarinense.